O tempo que se faz sentir

clip_image002

Na quarta aula de ciências, a professora Ana falou-nos nos diferentes estados do tempo. Começou por  explicar que o planeta Terra está rodeado por uma camada de gases a que chamamos atmosfera. Referiu que a Terra é o único planeta, daqueles que conhecemos até hoje, que possui uma atmosfera com ar, que os seres vivos podem respirar. Referiu, também, que as condições da atmosfera, em cada local, estão constantemente a mudar, dando origem a diferentes estados do tempo. Seguidamente, observamos as fotografias seguintes, que foram todas tiradas no mesmo local, mas em diferentes momentos:

New Picture.1

                    Tempo chuvoso                                                Tempo Frio

New Picture.2

                    Tempo quente                                                   Tempo ventoso

Para os cientistas descreverem os estados de tempo, reúnem informações sobre as nuvens (o estado do céu), a precipitação (chuva, neve ou granizo), a temperatura e o vento, entre outras informações. Para descrever o aspeto do céu, podem usar-se descrições, símbolos ou ambos.

New Picture (3)

Nas previsões do estado do tempo, há referência aos valores da temperatura do ar. Usam-se termómetros New Picture (4)para medir os valores da temperatura do ar. A temperatura mede-se em graus Celsius. Diferentes temperaturas do ar provocam em nós diferentes sensações: frio, calor ou conforto. Existem instrumentos que nos indicam a direção e o sentido do vento dando, também, informação sobre a sua intensidade. Um exemplo destes instrumentos é o cata-vento!!

Então, a cientista Ana propôs que construíssemos um!!

Para construir o cata-vento necessitamos do seguinte material:cata

copo de iogurte ou de plástico;            – 1 palhinha;

– 1 pau de espetada;                                     – tesoura;                                           

– 1 alfinete;                                                       – agrafador;                                                            

– cartolina;                                                       – plasticina.

Seguimos o seguinte procedimento:     

1. Com a ponta do pau de espetada, furámos o copo de plástico no centro da base. 

admin-ajax1

2. Fixámos o pau de espetada com plasticina.

3. Com a tesoura fizemos um corte nas duas pontas da palhinha como mostra a imagem.

4. Cortámos dois triângulos de cartolina e colocámos nas pontas da palhinha como mostra a figura.

5. Agrafámos os dois triângulos às extremidades da palhinha.

6. Com a ajuda de um alfinete fixámos a palhinha na bolinha de plasticina que colocámos no pau de espetada.

7. Colocamos o cata-vento num local com vento e verificamos a direção do vento.

                                                                                                                                                             Alunos do 2º ano – EB1/JI das Fontaínhas

                                                                                                                                                                                                                          Turma 2ºB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: