Olá Amigos!
Hoje vamos partilhar convosco a experiência que fizemos na última aula de ciências; o tema foi o ar.
Começamos por identificar a existência do ar em diferentes situações, entre elas:
- quando as folhas se movimentam;
- quando sentimos o nosso cabelo a esvoaçar;
- quando abanamos um leque;
- quando ligamos uma ventoínha,…
Em todas estas situações, é fácil concluir que o ar existe, apesar de não o conseguirmos ver.
Mas não é tão fácil darmos pela existência do ar quando ele não se move.
A cientista Ana propôs, então, que fizéssemos uma experiência muito interessante:
1ºPegamos em duas garrafas iguais;
2º Tapamos o gargalo com uma rolha de plasticina, impedindo que o ar entrasse e saísse;
3º Atravessamos cada rolha com um funil, atravessando também uma das rolhas com uma palhinha;
4º Deitamos água nos dois funis.
Ao contrário do que pensavamos, a água entrou mais facilmente na garrafa com a palhinha porque o ar não se vê, mas ocupa espaço. Logo, a água ao entrar na garrafa vai ocupar o espaço do ar que lá existe. Este ao sair pela palhinha facilita a entrada da água na garrafa.
Adoramos a experiência porque ficamos muito surpreendidos com o resultado!
Alunos do 2º ano – EB1/JI de Carquejido
Professora Carla Figueiredo
Filed under: 2.º Ano | Tagged: Escola EB1/JI Carquejido |
Deixe uma Resposta