Onde está o ar?

Olá Amigos!

Hoje vamos partilhar convosco a experiência que fizemos na última aula de ciências; o tema foi o ar.

Começamos por identificar  a existência do ar em diferentes situações, entre elas:

      • quando as folhas se movimentam;      

      • quando sentimos  o nosso cabelo a esvoaçar;

      • quando abanamos um leque;

      • quando ligamos uma ventoínha,…

Em todas estas  situações, é fácil concluir que o ar existe, apesar de não o conseguirmos ver.

Mas não é tão fácil darmos pela existência do ar quando ele não se move.

A cientista Ana propôs, então, que fizéssemos uma experiência muito interessante:

1ºPegamos em duas garrafas iguais;

2º Tapamos o gargalo com uma rolha de plasticina, impedindo que o ar entrasse e saísse;

3º Atravessamos  cada  rolha com um funil,  atravessando também uma das rolhas com uma palhinha;

4º Deitamos água nos dois funis.

Ao contrário do que pensavamos, a água entrou mais facilmente na garrafa com a palhinha porque o ar não se vê, mas ocupa espaço. Logo, a água ao entrar na garrafa vai ocupar o espaço do ar que lá existe. Este ao sair pela palhinha facilita a entrada da água na garrafa.

Adoramos  a experiência  porque ficamos muito surpreendidos com o resultado!

Alunos do 2º ano – EB1/JI de Carquejido

Professora Carla Figueiredo

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