Cientistas em ação – Células vegetais e microalgas!

               No dia nove de janeiro tivemos mais uma aula de ciências, onde utilizamos o microscópio ótico para observar células de epiderme de cebola e de microalgas.

                Antes de iniciarmos as atividades experimentais, a professora esteve a conversar connosco sobre as células vegetais e até nos mostrou fotografias onde pudemos observar o núcleo das células.

                De seguida, estivemos a ver a preparação permanente, ao microscópio, de células de epiderme de cebola. Concluímos que todas as suas células têm núcleo e que são mais fortes que as nossas células. Depois, fizemos o desenho do que vimos.

Logo a seguir, a professora iniciou as preparações temporárias. Colocou numa lâmina uma folha de elódea e observamo-la ao microscópio. Dentro das células da folha desta planta aquática existe clorofila, o que lhe permite fazer a fotossíntese. Em seguida, pegou numa lâmina, colocou lá uma gota de microalga , pôs uma lamela por cima da gota e fomos vê-la ao microscópio. Concluímos que as células das microalgas não estão tão próximas umas das outras como as da elódea. No final das observações, desenhamos tudo o que vimos.

                Esta aula foi muito interessante, porque sentimo-nos verdadeiros cientistas a observar as preparações microscópicas, as quais nos revelaram os maiores segredos das plantas!

 

Trabalho realizado pelo 3º A da  Escola EB1 do Parrinho 

Uma resposta

  1. isso e muito complicado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: