Truques de Natal!

Quando a professora Guida veio à nossa escola fizemos uma experiência muito interessante”TRUQUES DE NATAL”, com materiais que usamos no quotidiano. Assim, começámos por meter esferovite com acetona e a esferovite derreteu como o gelo! “E porquê?”, perguntámos nós! Derreteu porque saiu o ar das bolinhas de esferovite, fazendo uma barulho muito engraçado…  fez assim: bzzzzzzzzzzzzzzz….


A esferovite também pode ser chamada de poliestireno expandido. As bolinhas de esferovite têm 98% de ar e 2% de poliestireno (um composto de carbono e hidrogénio derivado do petróleo). É um material muito leve.

Quando colocamos a esferovite em contacto com a acetona, esta derrete porque a acetona quebra as ligações químicas entre as moléculas e o ar sai. No fundo da tina fica apenas uma massa pegajosa que, passado algum tempo, fica seca e dura.

Pé ante pé vamos conversando sobre o natal…o que sabem? Como se vive nesta época? Tradições? Decorações…poupar reutilizando materiais! E até fizemos coisas giras. As crianças mostraram-se participativas, com enorme entusiasmo, com espírito de entreajuda e partilha. Com pratos de bolos fizemos anjinhos que, depois, decoramos com tecidos de várias cores , com brilhantes, com  papel seda  e limpa cachimbos. Ficaram muito bonitos! Vamos levá-los para nossas casas e colocá-los perto da nossa árvore de natal.

Registo fotográfico da atividade:

Jardim de infância da Devesa Velha

Educadoras Margarida e Cristina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: