Solo

  • O solo é a camada de terra onde se desenvolvem muitas plantas e onde vive uma grande variedade de animais e plantas.

    Plantas cultivadas.

    Animais que podemos encontrar no solo.

  • O solo é constituído por:

Matéria mineral – pedacinhos de rochas (argila, areias, calcários,…).

Matéria orgânica – restos de plantas e animais em estado de decomposição. Também pode ser chamada de húmus. Torna os solos escuros e encontra-se à superfície.

Água – é o constituinte do solo onde se encontram substâncias dissolvidas. A quantidade de água no solo (humidade) depende de vários factores, como o clima, a textura, a estrutura, a permeabilidade do solo e a acção dos seres vivos. A sua percentagem num solo não é constante, porque se encontra sempre em movimento, pode infiltrar-se, evaporar-se ou ser absorvida pelas plantas.

Ar – preenche os espaços existentes entre as partículas sólidas, que não são preenchidos pela água.

  • Quando um dos elementos que compõem o solo existe em maior quantidade, ele caracteriza o tipo de solo. Por exemplo, solo com muita argila – solo argiloso; solo com muita areia – solo arenoso.
  • Os solos têm diferentes cores, texturas, cheiros e permeabilidades.


Primeira Experiência

 Observação de amostras de solo com o objectivo de caracterizar o grão de cada tipo de solo.

 

Observação de três amostras de solo.

Resultados:

Amostras de solo   

Cor

 

Textura

Grão grosso

Grão fino

Grão muito fino

Solo argiloso branca  

x

Solo arenoso bege

x

Solo humífero

Castanho escuro

x

Conclusão:

Concluímos que o solo argiloso é o solo que tem o grão mais fino e o solo arenoso é aquele que tem o grão mais grosso.


Segunda Experiência

De seguida, testámos os solos quanto à permeabilidade.

Colocar um papel de filtro em cada funil.

Colocar os funis nos copos.

Deitar cada amostra de solo no respectivo funil.

Medir 30 ml de água e deitar em cada funil.

Medir a água não retida pelo solo.

Resultados:

Amostra de solo Mililitros de água não retida (ml) Permeável Pouco permeável Muito permeável
Solo argiloso 8 ml

x

Solo arenoso

19 ml

x

Solo humífero 16 ml

x

Conclusão:

Depois de termos feito as diferentes experiências, em que utilizámos a mesma quantidade de água, com os diferentes solos, concluímos que o solo arenoso deixa passar mais quantidade de água , porque os grãos são maiores, mais grossos e, por isso, estão mais separados.

O solo argiloso, devido aos seus grãos muito finos, não deixa passar tão facilmente a água, por isso, neste tipo de solo as plantas não se desenvolvem bem.

O solo humífero é o intermédio do arenoso e do argiloso e, portanto, é, de todos eles, o mais fértil, devido a não deixar passar muita água. É um solo rico para a agricultura, pois tem uma grande percentagem de húmus.

Os alunos do 3ºano B da EB1 do Espadanal, depois de terem tido esta aula, ficaram tão curiosos e entusiasmados que resolveram fazer diversas pesquisas sobre este assunto.

Descobriram que…

Formação do solo

A formação do solo é um processo muito lento que pode durar milhares ou até milhões de anos.

Quando as rochas sofrem a acção da água da chuva, do vento e das mudanças bruscas de temperatura vão sendo desgastadas, o que provoca a sua fragmentação e alteração química. Nas fissuras das rochas vão surgindo líquenes  e pequenas plantas.

Inicialmente o solo é pouco espesso – solo primitivo. Com o passar do tempo este solo vai ficando mais rico em matéria orgânica, resultante da decomposição de seres vivos (plantas e animais) mortos e e em matéria mineral, resultante das rochas. Por isso vai aumentando de espessura.

Passados muitos, muitos anos formam-se as várias camadas de solo.

Formação do solo.

Características dos solos

Porosidade do solo

A porosidade é a característica de uma rocha poder armazenar fluidos nos seus espaços interiores, chamados poros. A matéria é descontínua. Isso quer dizer que existem espaços (poros) entre as partículas que formam qualquer tipo de matéria. Esses espaços podem ser maiores ou menores, tornando a matéria mais ou menos densa.

Fonte: wikipédia

Permeabilidade

A permeabilidade é a propriedade que representa uma maior ou menor dificuldade com que o movimento da água ocorre através dos poros do solo. Nos materiais granulares não coesivos como as areias, por exemplo, há uma grande porosidade o que facilita o fluxo de água através dos solo, enquanto que nos materiais finos e coesivos como as argilas, ocorre o inverso, o que torna este tipo de material ideal para barragens por apresentar baixa permeabilidade.

Fonte: wikipédia

Cor

Como a cor é algo bastante subjectivo, geralmente em todo o mundo utiliza-se uma tabela de cor padrão, chamada de Münsell. Esta tabela consiste em aproximadamente 170 cores arranjadas de formas diversas.

Fonte: wikipédia

Geralmente, quanto mais escuro for o solo, maior será o conteúdo de matéria orgânica (ou húmus).

3º ano B, EB 1 do Espadanal,

Professora titular: Fátima Queirós

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15 Respostas

  1. Um artigo muito completo e muito interessante

  2. Parabéns pelo vosso trabalho, está excelente!
    Continuem curiosos…a cada dia ficarão mais ricos em sabedoria!

  3. Gostei muito de ter trabalhado este tema e aprendi coisas muito interessantes,que já mais esquecerei.
    Está um trabalho excelente!

    Beijinhos da Rita

  4. Gostei muito desta aula, porque partilhei com os meus colegas as experiências que aprendi com a professora Guida.
    Espero continuar com este tipo de partilhas.
    Um grande beijinho do Gonçalo

  5. Gosto muito destas aulas,pois é uma das áreas que me desperta muito.Mas esta foi uma das aulas que eu mais gostei !
    Julgo que esta aula foi espetacular!
    Um grande abraço do Fábio

  6. Gostei muito desta actividade e achei muito interessante.Fiz varias experiências para testar os diversos solos.
    Fizemos um bom trabalho.
    Um beijinho com carinho da Mariana Coelho

  7. Gostei muito da atividade que fizemos com a professora Guida e depois continuamos com a nossa professora Fatima Queiros a pesquisar sobre este interessante tema sobre os solos…
    Espero continuarmos com este género de atividades ……
    Um Grande Beijinho e Abraço da Inês Saavedra

  8. Eu gostei muito do trabalho que fizemos e de pesquisarmos.
    Adorei…Adorei!
    Estas aulas são sempre muito motivadoras.
    Um beijinho muito grande do Diogo para a professora Guida

  9. Estas aulas de ciências são sempre muito interessantes…
    E esta está excelente!
    Muitos beijinhos da Diana do 3ºanoB

  10. É de extrema importância usar as novas tecnologias como auxiliar de uma aprendizagem significativa! O trabalho deste projecto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” segue este rumo… e, a meu ver, com grande sucesso!

  11. Parabéns.Continuem com os vossos hábitos de pesquisa e investigação.
    O melhor processo de aprendizagem é aquele que utiliza a investigação e reflete sobre ele, por isso , estão no caminho certo.
    Beijos
    Rosa Maria

  12. Gostei muito deste trabalho!
    Continuem… a trabalhar assim,pois irão longe!…
    Muitos parabéns a todos vocês são mesmo os meus fofinhos!
    Um beijinho grande da vossa amiga.
    Fátima Queirós

  13. quero esperiencias legais

  14. gostei muito deste trabalho

  15. alguém sabe alguma coisa sobre cheiros do solo?

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