Experiência#2 – “Couve Roxa, o Indicador de pH caseiro”

 

SEJAM BEM-VINDOS! DESTA VEZ EU E OS MEUS COLEGAS DO 4º ANO DA ESCOLA EB1 CONDE DIAS GARCIA VAMOS RELATAR-VOS ESTA EXPERIÊNCIA!(desenho realizado pela Raquel Silva).

 

Hoje, eu e a minha turma estivemos, da parte da tarde, numa aula de Ciências. Todos nós pusemos mãos à obra! Vestimos o avental e começámos a trabalhar em grupo. (Rafael Pinto Cardoso)

Dividimo-nos em seis grupos. Cada grupo ficou com reagentes diferentes. (Marta Ferreira)

 

 

Couve roxa para a infusão.

A professora, em casa, ferveu a couve roxa em água e vimos que a água ficou arroxeada. Usámos essa água colorida para ver de que forma essa água mudava de cor quando se juntava a outros elementos.

(Eduardo Pereira)

 

A solução de couve roxa depois de filtrada.

 Primeiro a professora deu-nos o material que íamos utilizar: quatro copos transparentes, duas colheres, uma garrafa, pasta de dentes e água. A professora disse ao meu grupo para pegar na pasta de dentes e para a colocar dentro de uma garrafa com água, que depois de agitarmos ficou em espuma. De seguida virámos aquela pasta para um copo e colocámos três colheres cheias de líquido de couve roxa. No final, o resultado foi espantoso…   Ficou azul bebé! Concluímos que essa substância tinha um pH básico. (Rafael Cardoso)

 

A mistura entre o detergente da roupa e a solução de couve roxa. Ilustrações realizadas pela Carolina (esquerda) e Mariana Freitas (direita).

Misturámos depois, colheres com água da couve roxa em todas as substâncias e verificámos que o líquido dos outros copos mudou de cor. Isto aconteceu porque todas as substâncias têm um valor de pH e a couve roxa tem um indicador que serve para medir esse pH. (Bernardo Azevedo)

  O pH é uma propriedade que se encontra em muitas coisas, tipo: folhas, leite, vinagre, limpa-vidros, etc. A propriedade tem uma escala de 1 a 14 que significa várias cores. (Rui Carvalho da Costa)

A professora explicou que a cor do líquido muda por causa do pH. Explicou que existe uma tabela de cores e de números  para medir o pH e que nos permite saber se o produto é ácido, neutro ou básico. (Leonor)

 

 

Escala do pH segundo o indicador de couve roxa.

 Uma substância ácida tem as seguintes cores: vermelho, rosa e laranja, nas neutras as cores são roxo e lilás e a cor dos básicos são azul e o verde. (Mariana Freitas)

 
 Cada um destes ingredientes mudou de cor, dependendo se tinha pH ácido, básico ou neutro. O vinagre ficou rosa, o detergente da roupa ficou verde, o limpa-vidros ficou verde, a pasta dos dentes ficou azul bebé, o limão ficou rosa, a laranja ficou laranja escuro, o leite ficou lilás, a água da torneira ficou roxa, a coco-cola ficou vermelha e a lixívia ficou amarela.

 

Foi assim que aconteceu...

 

 

Verdadeira magia química!

 

 

O grupo do Eduardo Pereira experimentou com o limão.

Isto quer dizer que:

  • o vinagre, o limão, a laranja e a coca-cola são substâncias com pH ácido;
  • o detergente da roupa, o limpa-vidros, a pasta dos dentes e a lixívia são substâncias com pH básico, e
  • o leite, a água da torneira e a couve roxa têm pH neutro. (Maria Miguel)

Observação e registo do Henrique Melo

 Aprendemos que com produtos que vemos todos os dias em casa, se podem fazer grandes experiências. (Tiago Castro)

Uma sugestão do Bernardo Azevedo.

A experiência demorou, mas valeu a pena! (Marta Ferreira)

Ilustração da Ana Filipa Vieira.

 

Montagem e efeitos realizados pela prof. Joana Carvalho.

Agradecimentos especiais ao 4º ano da EB1 Conde Dias Garcia e à sua Prof. Titular, a Prof. Helena , pela vossa dedicação.

Cumprimentos Científicos!

Uma Panóplia de Cores!

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18 Respostas

  1. Ai mas a couve roxa faz bem aos olhos?

  2. parabéns foi mais uma coisa que aprendi bjs

  3. Oq acontecii quandoo a couve é misturada com Sabão em Pó…??

  4. Adoreiiiii!

  5. Mtu boom mesmoo !
    Me ajudoou bastantee !

  6. Muito Dhow!!!
    PARABENS

  7. gostei apesar de ja saber tudo, tenho um grupo de ciência somos praticamente cientistas e espero que voce cresça e que voceis com sigam ser bom cientistas o nome do nosso grupo é ciencia poket

  8. gostaria de saber se o “suco” do repolho roxo tem que ser adicionado as outras soluçoes quente, ou se poderia ser frio.

    • Oi,

      O extrato de couve roxa, isto é, a solução resultante da mistura de água quente com pedaços de couve roxa, deve ser adicionado depois de arrefecido. A razão para eu preferir uma solução tépida ou já fria está relacionada principalmente com a segurança de quem realizou a experiência, neste caso crianças pequenas Também observei que ao efectuar a experiência com a solução quente, alguns resultados com bases e ácidos fracos por vezes não foram os mais correctos, e tendo como modo de classificação uma escala de cor (uma escala pouco rigorosa e dependente do observador), o melhor é utilizar o “suco” frio. Também reparei que se usasse uma solução antiga, ou seja, feita nos dias anteriores, essa solução com a oxidação (contacto com o ar) perde um pouco o seu papel de agente neutro e acabo por utilizar mais reagente para obter o mesmo resultado de mudança de cor. Vou tentar desvendar um pouco mais sobre este assunto e se tiveres mais dúvidas, não hesites em colocá-las, ok?

      Beijinhos da professora Cientista,

      Joana Carvalho.

      PS – Agora sim acho que não me esqueci de nada! ;)

  9. gostaria de saber se o “sumo” do repolho roxo tem que ser adicionado as outras soluçoes quente, ou se poderia ser frio.

  10. Adorei as imagens todas muito legiveis e as explicações …

  11. bonitas demonstraccoes, so eram necessarias as discussoes com outros resultados obtidos poroutros pequenos cientistas ou grandes cientistas. bjos e abracos para voce.

  12. gostei e estou usando na minha escola

  13. Parabens para vocês, explicaram melhor que o meu professor.

  14. Adorei ver essa experiencia!! Professora,a senhora deu uma aula maravilhosa, amei de mais! Me fez lembrar os meus mestres! Hoje sou o que sou graças aos meus professores. Alunos não deem apenas valor aos seus professores, é preciso ir além disso, vocês devem ama-los e reverencia-los…

  15. de que côr é suposto ficar a água???

  16. obrigada, cm certeza vai me ajudar na realização do meu trabalho..ficou muito bom!

  17. Adorei, preciso apresentar uma pequena experiencia com Ph para alunos do ensino fundamental, e vou utilizar esta, simples e interessante

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